terça-feira, 29 de abril de 2014

O taxi, a subida e finalmente CHURUP

Partimos do hostal as 7:30 da manhã, nosso destino era a Laguna Churup e partiríamos do povoado Llupa que fica cerca de 7km de Huaraz.

*Preciso abrir um parênteses e contar como foi essa ida...

O ônibus coletivo estava demorando muito para passar, então o guia viu um amigo dele parado, um taxista, e pediu para que nos levássemos até a entrada desse povoado. Junto conosco estava uma garoto, que não deveria ter mais do que 8 anos que iria para escola na mesma região...
Fomos todos.... E estava tudo indo bem mas, depois de deixar o menino na escola, o carro parou de funcionar... Na subida.... O motorista não sabia a diferença entre deixar o carro engatado e no morto para que pudéssemos empurrar.... Isso mesmo, pudéssemos, eu entrei na bagunça para empurrar o carro.
Esse foi o começo da aventura, Ainda bem que o carro voltou a funcionar!!!
Chegamos com muito sacrifício nas entrada do povoado e começamos a caminhar. O trecho do povoado até o inicio da trilha foram de uma hora. Dalí teria ainda mais 3 horas de caminhada em pura subida com trechos de escalada e tudo...

Tenho que dizer que em alguns momentos pensei em desistir... Quanto mais eu andava mais faltava para chegar. Quando chegou o trecho da subida final, que fizemos beirando uma “cachoeira” com pedras lisas e muito úmidas descobri: detesto andar sobre as pedras e as pedras detestam que eu pise nelas...

Mas enfim cheguei à Laguna Churup ela é simplesmente LINDA, tons de azul e verde dão à ela um toque especial.. Uma pena que as nuvens estavam atrapalhando a visão do fundo, uma montanha que recebe o mesmo nome.

*Preciso abrir um outro parênteses e contar agora a minha burrice

No dia anterior fui para Wilcacocha, fez um sol que acabei queimando o rosto de tal jeito que precisei entupir a cara de creme. Então, muito inteligente, resolvi não levar a blusa de inverno.
O detalhe é que estávamos indo para a Cordilheira Blanca, e se vocês lembram, Blanca = neve....

Pois é, passei um frio.... O guia foi muito gentil e me emprestou sua blusa e no fim da trilha, bem próximos ao povoado, começou a chover...
Bom, a descida é tão difícil quanto a subida, mas cheguei bem no final...
Mas chega se choramingos e vamos para uma outra parte boa, que é ter um guia. Isso mesmo, todas as trilhas são possíveis de se fazer sozinha e muita gente faz, mas além da minha segurança, já que sou uma perdida, você tem a oportunidade de saber mais sobre a cultura da região, a forma como se vive... que só vivendo lá ou passando muito tempo para saber...
A cidade de Huaraz te, como uma das bases de sua economia a mineração (o ponto brilhante à direita na montanha é uma mina de ouro) e, pelas palavras do guia, sem a mineração Huaraz seria pobre...

A agricultura é de subsistência e a criação dos animais é mais uma coisa de gostar e estar acostumados a tê-los. De todos os “camponeses” apenas 20% deles destina sua produção para venda.

Sobre os animais, algo curioso que explica essa relação, vi uma senhora caminhando até um portão e na sequencia as galinhas enfileiradas atrás dela (a galinha e seus pintinhos) ... Parece bobo, mas nunca havia cisto uma relação de dedicar-se tanto a terra e ao animais sem ter ganancia: plantando e criando nada mais que o necessário.
E mais um detalhe é que o QUÉCHUA é a língua falada nesses povoados e não o espanhol. Eles compreendem e até se comunicam com você em espanhol, mas entre eles é só a Língua Mãe.