quarta-feira, 28 de maio de 2014

IMAGINE

Hoje era o dia da Isla Del Sol, mas sinceramente não achei que fosse tão longe. Depois de uma hora e mais um pouquinho de barco chegamos.

Minha primeira impressão é que esta é como todas as outras ilhas, mas depois de uma caminhadinha ilha a dentro foi possível entender o porque esta ilha é tão deslumbrante. Preciso confessar que senti uma inveja boa de uma galera que estava acampando em posição estratégica para ver o sol se pôr.



À cada curva uma descoberta, a cada subida uma lindíssima surpresa.



Lembra que no Peru é preciso ter imaginação?! Pois é, essa imaginação precisa ser mantida na Bolívia. Nesta rocha pode ser visto a face de um Deus Inca e, por esse fato, neste lugar existem diversas homenagens com pequenas pedras e o guia disse que esta é uma pedra que traz boas energias  então vamos agradecer aquele dia maravilhoso!


Um alerta para quem pensa em cruzar de sul ao norte ou vice-versa a caminhada é longa e será muito melhor aproveitada e apreciada se ficar uma noite na ilha. Em um único dia é possível fazer a travessia mas talvez não se aprecie como se deve a incrível paisagem. Basta você informar ao responsável pelo barco que voltará no dia seguinte e ficar ligado nos horários de partida.

Necessito abri um parêntese e esse não é um parêntese tão legal quanto os outros. Um “nativo” da ilha foi guiando o grupo em troca de no final darmos uma contribuição (deixe de ser muquirana que essa não é a parte ruim).

O fato é que pela primeira vez ouvi de um boliviano sobre o quanto os descendentes de “índios” foram e são descriminados na Bolívia. Definitivamente não consigo se quer imaginar ou pensar que só pelo fato de falarem o idioma “mãe”, o Quechua, essas pessoas pudessem ser oprimidas ao ponto de serem agredidas fisicamente, quase um Apartheid Latino. A parte boa desse parêntese é que isso vem diminuindo com algumas medidas políticas e sociais.

Preciso fazer dessa publicação meu manifesto pessoal, fazendo desse trecho musical o resumo de um sonho que foi dele, que é meu e, espero que um dia, seja de todos

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one

05.05.2014 - Copacabana

Nenhum comentário:

Postar um comentário